Corte químico: o que é e como evitar?
Se, poucos dias após um procedimento, uma cliente chegar ao salão com os cabelos extremamente frágeis, ásperos, elásticos e quebradiços, é provável que ela tenha sofrido o temido corte químico. Infelizmente, o quadro é mais comum do que muitas pessoas pensam. Mas não se preocupe! A Le Prö Cosmetics te explica tudo sobre o assunto a seguir e te mostra como recuperar a saúde dos fios que sofreram esse dano.
Sumário
Our Total Repair Line has an innovative technology for reconstruction. With a mixture of nutrients and amino acids, it has the power to rebuild and deeply hydrate the capillary fibers, since the innermost layer of the strands.
Mais detalhesO corte químico é uma desestruturação capilar que acontece depois que o cabelo é extremamente agredido por procedimentos químicos. Ou seja, esse dano ocorre quando o fio está tão fragilizado que acaba rompendo. Por isso, o visual que fica é de que uma porção do cabelo simplesmente quebrou e caiu. Lembrando que o corte químico pode ocorrer em todos os tipos de cabelo, podendo prejudicar a formação das curvas em cacheadas e crespas.
E atenção: nem sempre o corte químico é visível na hora da aplicação da química nos fios. Ou seja, pode ser que o cabelo se quebre alguns dias depois do procedimento.
Como cabeleireiro profissional, o primeiro passo é realizar o diagnóstico capilar: analisar o tipo de fio da cliente e conhecer bem o tipo de química já existente nos fios além da química que será aplicada. Em seguida, deve-se realizar o Teste de Mecha para conferir se os fios vão resistir ao novo clareamento ou alisamento, por exemplo. Em poucas palavras, ele consiste na aplicação do produto em uma mecha dos fios cerca de 48 horas antes da aplicação em todo o comprimento.
O cabelo que já possui química, deve se preparar para receber um novo procedimento. Por isso, o cabeleireiro deve orientar a cliente a dar um intervalo de cerca de 3 meses entre uma química e outra. Nesse meio tempo, você pode recomendar um cronograma capilar personalizado para a cliente em questão, com grande investimento em máscaras hidratantes, nutritivas e reconstrutoras para recuperar os cabelos.
É dever do cabeleireiro profissional passar todas essas informações e tomar todos os cuidados para evitar o corte químico. Para mais dicas assim, continue acompanhando o blog da Le Prö Cosmetics e confira nossas linhas de cosméticos capilares!
Discover our every line and products.