Dicionário do cabeleireiro profissional #1
O mundo da beleza está sempre se atualizando e modernizando de acordo com as tendências mundiais. Dessa forma, o dicionário do cabeleireiro profissional também deve estar sempre atualizado. Pensando nisso, a Le Prö Cosmetics vai listar alguns dos termos (produtos, técnicas, ativos, procedimentos e muito mais) que todo cabeleireiro deve conhecer!
Se você ainda está se acostumando com a terminologia do mundo da beleza, esse artigo foi feito para você!
Sumário
O nome já diz tudo: sua função é ativar os cachos, ou seja, deixar as curvas mais definidas. Sua fórmula possui diversos tipos de óleos e outros ativos nutritivos para ajudar na formação e definição dos cachos, além de controlar o volume. Por isso, sua textura encorpada e densa faz com que os cachos mantenham a definição por mais tempo.
Conhecido também como bigudins ou bigodim, o bigudinho é um acessório para ajudar a definir ou texturizar os cachos sem formato e driblar aquelas ondas que ainda estão indefinidas entre o liso e o cacheado.
Co-wash é uma técnica utilizada para lavar o cabelo usando apenas o condicionador, sem o shampoo. Muitas pessoas optam por esse processo uma vez que o shampoo contém fórmulas que podem retirar nutrientes importantes para o couro cabeludo, deixando-o ressecado.
O defrizante para cabelo tem a principal função de diminuir o efeito dos fios arrepiados, o famoso frizz. Por isso, é um produto muito utilizado como finalizador ou protetor térmico. Além de controlar o frizz, o defrizante cria uma espécie de capa em volta do fio para selar a cutícula, deixando os fios mais brilhantes, macios e maleáveis.
Conhecida como emulsão reveladora, esse produto possui a mesma fórmula que a água oxigenada e faz oxidação, mas tem volumagem mais baixa, o que não permite clareamento e fixação da tinta, por isso, é mais usada em tonalizantes.
A fitagem é uma técnica de finalização para definir os cachos de cabelos cacheados, crespos ou ondulados. Ela pode ser feita tanto por quem busca definição nos cachos quanto por quem está passando pela transição capilar.
A gelatina nada mais é que um gel de fixação, ou seja, deixa o efeito durinho nos fios (ideal para fazer penteados). Esse produto é muito versátil, pois ela pode ser usada pura, como um gel, ou misturada a um creme de pentear.
Nome popular para as famosas “luzes” do cabelo, ou mechas mais claras do que a cor base dos cabelos.
A manteiga de karité é utilizada como ativo em muitos cosméticos, famosa pelo seu grande poder de revitalização, proporcionando brilho intenso, flexibilidade e maciez, além de proteger contra os raios solares.
O Leave-in é um creme sem enxágue utilizado na finalização capilar, após a lavagem. Recomendado para todos os tipos de cabelo, ele pode ser encontrado em diferentes formas: spray, creme ou mousse. Dentre seus principais benefícios, temos: auxílio no desembaraçar dos fios, definição da textura e controle do frizz do cabelo.
A maionese capilar é um produto para hidratar e nutrir os cabelos, sobretudo para os fios cacheados e crespos, os quais tendem a ter um ressecamento maior. Por ter sua fórmula à base de óleos e ovo, a maionese capilar é excelente para fortalecer os fios, garantindo uma profunda nutrição.
A técnica no poo consiste em limpar o cabelo com produtos condicionantes livres de surfactantes, isto é, agentes utilizados nos shampoos para higienizar sem remover a camada lipídica responsável pela proteção natural do couro cabeludo e dos fios.
Ombré hair é uma famosa técnica de iluminação capilar que trabalha mechas de cabelo mais claras em uma base geralmente mais escura, as quais costumam começar próximas à raiz ou um pouco acima da orelha. A quantidade de mechas, intensidade de clareamento, tonalidade, tudo pode variar de acordo com o desejo da cliente.
Os parabenos são conservantes muito usados em medicamentos, produtos de beleza e higiene. Em cosméticos eles são comumente usados para eliminar o surgimento de microorganismos e fungos em shampoos e variados tipos de cremes. Também podem ser encontrados em hidratantes corporais, cremes de barbear, lubrificantes, entre outros.
A queratina é uma proteína que proporciona força, resistência e elasticidade aos fios. No cabelo, a queratina tem a função de proteger e preservar os nutrientes presentes dentro do fio, funcionando como uma capa protetora que impede a perda de água dentro da haste capilar, protege o fio, dá um aspecto mais brilhante e maleável.
A reconstrução é uma das etapas do cronograma capilar, responsável pela restauração da fibra capilar, agindo na reposição de proteína aos fios, especialmente a queratina.
Em poucas palavras, scab hair é aquele cabelo que começa a nascer quando a pessoa deixa para trás a rotina de tratamentos químicos. Ou seja: são os primeiros trechos de cabelo que surgem sem a influência ativa das químicas.
A texturização capilar trata-se de uma técnica utilizada para dar o formato desejado aos fios, seja ele qual for, sem a necessidade de intervenção química. Sendo assim, texturizar o cabelo quer dizer que você mudará o formato natural dos fios, sem realizar nenhum tratamento.
Procedimento similar à nutrição, a umectação consiste em banhar os cabelos em óleo vegetal (ex: Óleo de Rícino, Óleo de Coco ou Óleo de Argan) para devolver nutrientes que estejam faltando na fibra capilar e, dessa forma, devolver brilho e maciez aos fios.
Os produtos veganos são aqueles que não possuem nada de origem animal, seja na composição ou na embalagem, nem realizam testes em animais.
A busca pelo conhecimento é a chave para o sucesso de qualquer empresa! Aqui no dicionário do cabeleireiro profissional da Le Prö Cosmetics, trouxemos os conceitos bem amplos, para mais detalhes sobre cada assunto, continue acompanhando nosso blog!
Discover our every line and products.