Blog

História do alisamento capilar

Tips Straightening Tendencies Treatments Techniques Success stories

História do alisamento capilar

O alisamento capilar é um procedimento estético que altera a fibra capilar, sobretudo, de cabelos cacheados e crespos, mas também é realizado por quem possui os fios lisos e ondulados para controle de frizz e volume. O procedimento é feito com um produto de ativos alisantes em conjunto com o secador e a chapinha, no processo de escovação. 

Mas tudo isso você já sabia, certo? Atualmente, com o produto e o profissional corretos, realizar uma progressiva é muito fácil, prático e seguro, mas nem sempre foi assim… A Le Prö Cosmetics te mostra como o alisamento capilar surgiu, sua história e evolução.

COMO SURGIU O ALISAMENTO CAPILAR?

A história do alisamento capilar tem início em 1912, quando o empresário afro-americano Garrett Augustus Morgan descobriu um líquido que impedia de fazer a máquina de costura queimar tecidos enquanto confeccionava, o que era um problema comum na época. Entretanto, ele notou que os fios do pano ficavam retos com a solução, então, decidiu testar a fórmula em animais e em si mesmo. Em ambos os testes, ele conquistou um resultado liso também na fibra capilar. E, assim, Garrett Morgan havia criado o primeiro alisamento capilar.

O AVÔ DA CHAPINHA

Em 1930, surge o “avô da chapinha”, o Cabelisador, instrumento de ferro aquecido em fogo. Quando aplicado no cabelo, este tinha sua textura modificada, mas sem eliminar por completo as ondulações. Esse processo era muito perigoso e causava muitos danos, tanto para os fios quanto para o couro cabeludo, ainda mais que naquela época não havia protetores de calor.

Em 1940, um pouco mais evoluído, mas não muito diferente, surge o Pente Quente, o “pai da chapinha”. Muito famoso até os anos 1970, quando surge a moda do black power, em que a espontaneidade e o orgulho do cabelo crespo dominava o cenário.

PRIMEIRO PRODUTO DE ALISAMENTO

Foi só em 1950 que as substâncias químicas viraram protagonistas mundiais, com a criação do primeiro produto de alisamento, o qual tinha como princípio ativo a Soda Cáustica, o mesmo produto de limpeza que evoluiu para o Hidróxido de Sódio, pela empresa Relaxer, que o aprimorou e comercializou não mais como produto de limpeza e sim cosmético. Entretanto, o ativo era muito agressivo e danificava demais as madeixas, causando até alopecia.

O PERMANENTE

A moda se recria e se imita, foi assim a moda dos ondulados. Em 1980, surgiu o Tioglicolato de Amônio usado com um aparelho mecânico chamado bigoudis. E, com ele, surge o Permanente, com objetivo de encaracolar os cabelos lisos, já que a onda era ter volume. Os produtos de alisar e cachear eram os mesmos, mas com técnicas de aplicação diferentes. 

Na mesma época, surge a Touca de Gesso, uma mistura de farinha de trigo com Tioglicolato de Amônio e também os Henês, dá-se o nome de Relaxamento, que vem do nome da empresa Relaxer. Este produto já continha fórmulas menos agressivas e maior poder de alisamento e reparação.

ESCOVA DEFINITIVA

No final do século XX, o cabeleireiro Satoru Nagata, que aprimorou uma técnica turca e batizou de Alisamento Japonês, também conhecido como Escova Definitiva, a base de Tioglicolato de Amônio. O processo foi um grande sucesso entre atrizes e mulheres da alta sociedade, entretanto, ele danificava muito os fios, devido ao uso de químicos fortes e grande necessidade de “pranchar” muitas vezes, sensibilizando e quebrando as madeixas, principalmente no retoque da raiz.

PROGRESSIVA COM FORMOL

Foi apenas nos anos 2000 que surgiu a famosa escova progressiva a base de formol, roubando a cena e se espalhando por todo o país. A iniciativa dos cabeleireiros proporcionava cabelos lisos e brilhantes por cerca de três meses. Entretanto, como o ativo causa diversos danos à saúde, a Anvisa inicia a guerra contra a substância e proíbe seu uso para alisamentos em 2009, permitindo apenas 0,2% na fórmula dos produtos (quantidade suficiente para conservá-los, porém não para alisar os fios).

E AGORA?

Atualmente, com a proibição do formol, o mercado investe em fórmulas alisantes livres dele. É o caso da progressiva orgânica da Le Prö Cosmetics: a Máscara de Tratamento e Realinhamento Capilar Organic Single Pass, desenvolvida com ativos 100% orgânicos que não agridem os fios, nem desestabilizam o couro cabeludo. Logo na primeira aplicação, ela oferece: reestruturação total da fibra capilar, hidratação e nutrição dos fios, redução do frizz e muito mais!

Além disso, os benefícios da Organic Single Pass são tanto para o cliente quanto para o profissional. Sem cheiro forte e sem ardor nos olhos, o produto foi desenvolvido para não incomodar durante a aplicação. Ainda há o custo-benefício atrativo para o cabeleireiro, visto que a aplicação é em passo único, com rendimento de até 12 aplicações completas.

Outras substâncias alisantes registradas pela Anvisa: Ácido Tioglicólico, Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Cálcio, Hidróxido de Lítio ou Carbonato de Guanidina.

Linha de Produtos Organic Single Pass

Created with natural and organic active ingredients, such as Aloe Vera, Okra Extract and Castor Oil, the Organic Single Pass line nourishes the strands from the inside out. As a result, it guarantees an alignment and reconstruction of the strands, with a formulation full of benefits for the hair.

Mais detalhes

Você sabia dessas informações? Continue acompanhando o blog da Le Prö Cosmetics para mais curiosidade e novidades sobre o mundo capilar! Dúvidas? Fale conosco!

Download our catalog

Discover our every line and products.